O Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História – ENPEH é um evento que tem se consolidado como referência para os Pesquisadores do Ensino de História ao longo de sua trajetória. A partir de 2006, a criação da Associação Brasileira do Ensino de História (ABEH) contribuiu para seu reconhecimento como o evento mais significativo no âmbito da pesquisa em Ensino de História. Trata-se de um evento consolidado em âmbito nacional como espaço privilegiado de interlocução científica de pesquisadores do campo de Ensino de História no Brasil, e que tradicionalmente também atrai pesquisadores estrangeiros, sobretudo da América do Sul, para a apresentação e discussão de pesquisas em curso e troca de experiências.

As principais contribuições esperadas do evento em termos de ciência, tecnologia e inovação são as seguintes:

analisar potencialidades, desafios e perspectivas para a consolidação da “área do ensino de História” como campo de conhecimento;

ampliar e garantir a interlocução de pesquisadores em Ensino de História sobre referenciais teóricos e metodológicos de pesquisas em desenvolvimento nos Programas de Pós-Graduação em Educação, em História e nos Mestrados Profissionais em Ensino de História;

fortalecer e promover a articulação de Grupos de Pesquisa e Linhas de Pesquisa em Ensino de História dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em História que reúnem pesquisadores nas Universidades brasileiras voltados para essa temática;

discutir políticas públicas que têm orientado práticas curriculares em Ensino de História, como forma de reafirmar o direito ao conhecimento do passado por todos os cidadãos;

manter espaço nacional de discussão sobre as formas como as demandas sociais têm sido abordadas e investigadas nas pesquisas em ensino de história e repercutido para a garantia e ampliação da democratização da educação;

debater possibilidades de ampliação dos processos de internacionalização, por meio do estabelecimento de convênios e acordos de cooperação com pesquisadores de outros países;

investir na formação de jovens pesquisadores que se interessam pela história e seu ensino;

criar redes de apoio para a formação de professores que atuam nos níveis Fundamental, Médio e Superior no campo da História e de seu ensino;

favorecer interlocuções que possibilitem novas parcerias de pesquisa de âmbito nacional e internacional;

publicar trabalhos em formato impresso e digital dos participantes nos Anais do evento, de modo a contribuir para a disseminação e balanço do conhecimento produzido na área no último biênio.