Reflexões sobre aprendizagens e sensibilidades no ensino de História

Prof. Dr. Halferd Carlos Ribeiro Junior, UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul

Prof. Dr. Arnaldo Pinto Júnior, UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas

Prof. Dr. Mairon Escorsi Valério, UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul

A proposta deste GPD tem como escopo a criação de um espaço voltado para a apresentação e a interlocução de estudos que focalizam o ensino de História como objeto, considerando suas múltiplas dimensões e perspectivas, principalmente no que tange às discussões acerca da aprendizagem histórica, da educação dos sentidos e da constituição de sensibilidades a partir de experiências curriculares. Os pesquisadores que trabalham com as referidas temáticas têm produzido instigantes aportes teórico-metodológicos nos últimos anos, os quais potencializam os debates na área do ensino da disciplina escolar. Desse modo, pretendemos reunir profissionais da educação e investigadores que problematizam, por exemplo, a história do ensino de História, as relações entre as políticas públicas e o ensino de História, o uso de distintas linguagens no ensino de História, dentre outras possibilidades de abordagem e reflexão. Ao reconhecermos os embates socioculturais que envolvem a elaboração de propostas curriculares em diferentes tempos e espaços, bem como seus desdobramentos sobre os processos de ensinar e/ou aprender história, temos uma indagação de fundo: compreender de que modo o ensino dessa disciplina escolar contribui para uma educação ética, moral e estética dos sentidos e para a constituição das sensibilidades dos estudantes.