Gênero, Memória e Ensino de História

Ana Maria Marques, UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso

Jaqueline Zarbato, UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Este GPD tem como objetivo congregar pesquisas, estudos e/ou relatos de experiência que investigam as questões que envolvem concepções de gênero e história das mulheres, entrelaçados pelas abordagens da memória, das dimensões formativas no ensino de história. A abordagem das relações de gênero e história das mulheres propõe análises que superam as desigualdades, que compreendam as leituras e escritas sobre os corpos como elementos que constituem uma sociedade múltipla. Nesse sentido, o processo de ensino compõe a base para pensar as possibilidades de emancipação dos sujeitos, com vistas a uma compreensão de direitos sociais e culturais. Desta maneira, visamos dialogar neste GPD com pesquisadores/as, professores/as, estudantes que se dediquem as abordagens epistemológicas feministas e da memória partir dos diversos campos empíricos do ensino: livros didáticos, experiências educacionais, trajetórias docentes, experiências sobre patrimônio ou educação patrimonial, interseccionalidade, ações didáticas, impactos de legislações no âmbito educacional, grupos culturais em diferentes espaços educacionais, entre outros.