História, Linguagens e Livros Didáticos

Ana Paula Squinelo, UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,

Flávio Vilas-Bôas Trovão, UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso

O GPD volta-se ao debate da História e das Linguagens contemporâneas, bem como suas relações com os Livros Didáticos, pensando o campo das artes e indústria cultural; instituições e relações de poder em diferentes momentos históricos em diálogo com o campo artístico; análise de imagens estáticas e em movimento e suas relações históricas e sociais no campo do ensino da História.

As linguagens contemporâneas ocupam, desde a segunda metade do século XX, um espaço privilegiado nos debates, embates e relações de poder que marcam a vida cultural em sociedade e, dessa forma, se constituem, igualmente, em novas epistemes e saberes acadêmicos. Nesse contexto, o GPD História, Linguagens e Livros Didáticos tem como objetivo central a análise das subjetividades, identidades, modelos literários, simbólicos e artísticos, bem como a discussão sobre as relações entre imagens e poder, a partir das contribuições da Antropologia, dos Estudos Culturais, da Linguística, dos estudos sobre Imagem e Cinema, Livros Didáticos, em especial, os de História, abarcando trabalhos com base em pensadores contemporâneos que colocaram a linguagem no centro da reflexão das Ciências Humanas e da escrita Histórica.

Nesse sentido, este GPD acolhe trabalhos que se proponham a pensar a relação entre história e linguagens em suas mais diversas manifestações, procurando estabelecer métodos e abordagens do social e cultural no trabalho histórico em um diálogo iminentemente interdisciplinar.