Fontes para o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena

Marli Auxiliadora de Almeida, UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso

Vanda da Silva, SAPMT – Superintendência do Arquivo Público do Estado de Mato Grosso

Os Grupos de Pesquisas Cultura, Diversidade e Ensino de História e Dinâmica e dimensão de uma região fronteira-mineira: Mato Grosso (1719-1822) apresenta neste XII Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História (ENPEH) – Territórios Disputados: A produção de conhecimento no Ensino de História em tempos de crise, a proposta de GPD Fontes para o Ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena  com o objetivo de abordar pesquisas em diversas tipologias de fontes – memoriais e escritas – para problematizar o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena na educação básica e superior a partir da aprovação da Lei n. 11.645/2008, assim como, apresentação de práticas docentes interdisciplinares que considerem esses sujeitos como protagonistas na História. Em tempos de crise, a produção e divulgação de estudos sobre a temática africana, afro-brasileira e indígena no ensino de História, possibilitam diálogos, resistências e permanências.