Com a intenção de atender às solicitações dos pesquisadores, realizadas em edições anteriores do ENPEH, como a de ampliarmos o espaço/tempo de discussão das pesquisas em desenvolvimento em Programas de Pós-Graduação em Educação e História, foi apresentada uma proposta de trabalho denominada Grupos de Pesquisa em Diálogo (GPDs). Neste XII ENPEH a experiência será mantida, aproveitando as avaliações desenvolvidas em 2017.

As inscrições dos trabalhos serão realizadas com base em temáticas do campo do ensino de História, definidos pelos proponentes. Os Grupos de Pesquisa em Diálogo constituem-se da proposta/ementa apresentada pelos inscritos para coordenação. Para essa edição do Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História são propostos até 10 (10) GPDs.

Esta opção decorre do interesse em promover a mobilização dos pesquisadores e grupos de pesquisa de diferentes instituições de ensino do país em torno de temáticas sensíveis e articuladoras da área de Ensino de História. Para cada eixo serão selecionados no mínimo 20 (vinte) trabalhos que serão apresentados e discutidos nos GPDs, sendo 4 (quatro) apresentações de 20 minutos por sessão e mais 40 minutos para debates. Havendo uma demanda superior de textos proceder-se-á pelo desdobramento dos Grupos, em A e B. Todos os participantes que inscreverem trabalhos deverão participar nos três dias do evento.

Esses GPDs, sob a coordenação de dois pesquisadores com reconhecida produção na área da temática, receberão os trabalhos elaborados a partir de pesquisas concluídas ou em andamento, vinculadas a grupos de pesquisa prioritariamente cadastrados no CNPq. Esses trabalhos, após aprovação pela Comissão Científica do evento, serão enviados aos coordenadores dos GPDs para fins de leitura e produção de um texto problematizador das pesquisas relativas à temática do GPD apresentadas, pelos referidos coordenadores.

Esse texto servirá de base às discussões em cada um dos GPDs durante o evento e abordará o estado da arte das diversas pesquisas na área; os diálogos, aproximações e diferenças entre os trabalhos apresentados e a produção dos grupos de pesquisa relacionados considerando os procedimentos teórico-metodológicos das pesquisas; as categorias, conceitos e hipóteses utilizados e os  resultados das pesquisas.

O texto será remetido aos participantes do GPDs inscritos, com antecedência de quinze dias, para leitura e posterior referência na discussão relativa aos trabalhos que serão apresentados nos dias do evento. Nesse sentido, a apresentação dos trabalhos terá sido precedida da leitura prévia do texto síntese. Com isso, objetiva-se o aprofundamento da discussão dos trabalhos a partir da problematização dos professores coordenadores que, mediante conhecimento aprofundado da temática, poderão contribuir para avanço das discussões no campo do conhecimento considerando as possíveis articulações entre os grupos de pesquisa e as pesquisas em Ensino de História.

No terceiro dia do evento, os coordenadores participam de plenária apresentando os resultados das discussões dos GPDs, como forma de ampliação e sistematização do debate.

Os resultados produzidos pelos GPDs, serão publicados em um livro organizado pela Comissão Organizadora do evento, como forma de socialização das pesquisas produzidos pelos Grupos de Pesquisa, Núcleos e Laboratórios de Ensino em Educação e em História e como contribuição para a afirmação da área do Ensino de História como campo de conhecimento.